Azul Linhas Aéreas amplia reciclagem e segue só entre as grandes no setor no país
6 de agosto de 2018
Participação da Cooperlínia no Fórum “A Região em Pauta”, realizado em Santos
11 de abril de 2024

Cooperlínia e ONU oficializam parceira de U$ 79.8 mil

Projeto-piloto deve ser implementado em diversas localidades para melhorar e promover a gestão ambientalmente saudável de resíduos

Cooperativa de Paulínia A Cooperlínia Ambiental do Brasil assinou um contrato de U$ 79.8 mil com a ONU- Organização das Nações Unidas, neste dia 4. O documento prevê assessoria na implementação de projetos-piloto de cooperativas em diversos locais do Brasil e mundo, replicando a experiência bem-sucedida da cooperativa paulinense.

O acordo, previamente assinado pela ONU, por meio do seu secretário executivo, especialista em política internacional, Rolph Payet, na ocasião foi assinado pelos sócios da Cooperlínia, diretor presidente, José Carlos Silva, diretora administrativa, Neiva Maria dos Santos e diretora operacional, Jesiane Domingos Lopes dos Santos e na presença dos demais 19 sócios da instituição.

O contrato é resultante da participação da cooperativa num programa da ONU que selecionou 23 projetos-piloto do mundo todo a serem implementados por governos, setor privado, sociedade civil e Centros Regionais. Os projetos-piloto estão sendo implementados desde 2021 e vão até 2023.

De acordo com o diretor presidente da Cooperlínia o contrato prevê a implementação de um plano de ação da entidade cooperativa, direcionado a outros grupos de trabalhadores do mesmo setor, com instruções estruturais e organizacionais, repassando um modelo a ser reproduzido, priorizando o baixo custo.

As atividades previstas também envolvem capacitações para dirigentes cooperativistas, produção de material informativo, divulgação, educação e conscientização.

Convenção de Basileia

A Parceria de Resíduos Plásticos (na sigla em inglês PWP) foi estabelecida sob a Convenção de Basileia para mobilizar recursos, interesses e conhecimentos empresariais, governamentais, acadêmicos e da sociedade civil para melhorar e promover a gestão ambientalmente saudável de resíduos plásticos a nível global, regional e nacional. O PWP foi lançado em novembro de 2019, em Genebra.

A participação da Cooperlínia no programa aconteceu em agosto de 2020, quando se inscreveu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por meio de um edital de chamamento que busca projetos inovadores, replicáveis em escala, com o objetivo de redução de poluição plástica, com subsídios de 50 mil a 250 mil dólares.

Inserção econômica

O diretor presidente da Cooperlínia ressaltou que a cooperativa gera oportunidades de inserção econômica a diversas famílias do município e é um modelo de negócios empreendedor, que visa especialmente à qualidade de vida dos cooperados, seus familiares e a remuneração justa dos sócios da cooperativa, além do impacto direto na preservação do meio ambiente.

Segundo Silva, nos sistemas de coleta seletiva também há espaço para melhorias: atualmente apenas 17% da população brasileira possui algum tipo de coleta segregada, segundo relatório da ABRELPE, e mesmo nesses casos com cobertura muito limitada.

Vale ressaltar que, apesar de quase 50% do lixo brasileiro ser passível de algum nível de reciclagem, até hoje apenas 3% do lixo é efetivamente direcionado a circularidade. Os plásticos, por exemplo, representam 13% da massa total de resíduos e apenas 1,3% são reciclados.

Apesar desse cenário, a Cooperlínia conseguiu criar um modelo de negócio viável e sustentável para a triagem de resíduos. Os experientes trabalhadores informais se uniram e, há mais de 20 anos, fundaram a entidade que tem os maiores índices de eficiência do Brasil na triagem manual de plástico e outros recicláveis. Vale destacar que a Cooperlínia foi a primeira cooperativa a ser certificada pela ISO 14.001, em 2004, que permanece até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.